Monday, December 11, 2006

Maratona Festibike Barbot 2006: A crónica !!!

04 de Novembro de 2006: Chuva, lama, 1500 ciclistas, chuva, lama, Santarém, chuva, lama, Cnema, chuva, lama, Festibike e chuva e mais lama. São estas as palavras-chaves da Maratona Festibike Barbot 2006.

Para os Enrola Corrente o dia começou bem cedo: 8 horas da manha e partida para Santarém onde chegamos por volta das 9h15m e connosco trouxemos a chuva que só parou 5 ou 6 dias depois.

Brifting inicial, o cafezinho para aquecer e fomos para a partida. Esta foi dada ás 11 horas em ponto com cerca de 1500 ciclistas e como anfitrião Cândido Barbosa, que participou na maratona até esta se desenrolar em alcatrão.

















Do Cnema até ao centro de Santarém é sempre a subir (e muito!!!) e como tal logo aí se fez a selecção dos candidatos á vitória final.
Em bom ritmo e sem problemas até então, o numeroso pelotão seguiu em direcção ate à Ribeira de Santarém e aí o cenário mudou completamente de figura. O pavêt e alcatrão deram lugar à lezíria Ribatejana completamente inundada e com muita, mesmo muita lama. As quedas começaram a surgir e os problemas com as maquinas (bikes) também.

Na zona mais espectacular do percurso (longa descida) foi impossível andar em cima da bicicleta e aí não houve excepção: todos a desmontarem.

Muitos terão pensado: “De barco fazia isto melhor…”

















O abastecimento foi muito bom: barras energéticas, bebidas isotónicas e a preciosa fruta.
Como o trajecto não tinha grandes oscilações na altimetria a chegada ao Cnema foi particularmente rápida.
Ás 15 horas todos já tínhamos chegado.

O pior veio a seguir:

1º Uma fila enorme para a lavagem das nossas companheiras que bem precisavam de uma limpeza e descanso e em 2º a falta de agua e falta de higiene nos banhos. Imagem o que são 1500 pessoas todas enlameadas para tomar banho em contentores ( daqueles utilizadas na construção civil) mas sem uma pinga de água a correr.
Foi com certeza o pior momento para todos aqueles que queriam fazer da Maratona Festibike um dia bem passado.
Como tal , a Fullsport, empresa organizador, não pode passar alheia a algumas criticas, especialmente porque todos pagamos uma quantia considerável na inscrição e todos estávamos de acordo que a organização deixou muito a desejar. Ainda por mais tratando-se de uma empresa profissional. Enfim!

Já sem lama na cara, mais todos ainda muito sujos, lá fomos visitar a feira onde estavam as principais novidades do mundo das bicicletas. Maquinas de sonho, algumas só para as bolsas mais avantajadas.



















O dia já ia longo e regressamos ao Ciborro. Antes ainda passamos por Almeirim onde não foi possível resistir à sopa da pedra para retemperar as forças e regressar a casa mais animados.

Para o ano há mais, mas esperamos, com menos chuva e com outro tipo de organização!!!

5 comments:

Anonymous said...

E a classificaçao?
Em k lugar ficaram?

bethoven said...

o importante é a partipação, eles na iam de mota

Anonymous said...

Ja nao me lembro da classificaçao, sei que ficamos todos nos 300 primeiros. Vao ver ao site da fullsport

Anonymous said...

Pois é...apesar de todas as adversidades este grupo continua de parabéns por representar tão bem uma aldeia kada vez mais parada.
Parabéns aos membros dos enrola corrente...continuem!!

Anonymous said...

mete aí uma cunha pra aparecermos no montemorense!!!!!